Átomo

Olá!  8ªs  séries.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o átomo?

Cerca de 500 anos antes de Cristo, o filósofo grego Demócrito já afirmava que a matéria era formada por partículas muito pequenas, às quais ele chamou de átomo. Átomo em grego quer dizer indivisível.

Durante muito tempo se pensou que o átomo era indivisível.

Tanto que, em 1803, o cientista inglês John Dalton, ao propor o primeiro modelo atômico, comparou o átomo a uma esfera maciça extremamente pequena e indivisível. Mas esse modelo não explicava muitos fenômenos que ocorriam.

Assim, os cientistas continuaram pesquisando o mundo atômico, até que neste século dois cientistas, Ernest Rutherford (1871 – 1937) e Niels Bohr (1885 – 1962), propuseram um modelo que comparava a estrutura do átomo ao sistema solar. Ou seja, da mesma maneira que os planetas giram ao redor do Sol, o átomo teria um núcleo com prótons ao redor do qual girariam outras partículas, os elétrons, formando a eletrosfera.

Até 1932 já haviam sido descobertas as três partículas que compõe o átomo: os elétrons, os prótons e os nêutrons. Nessa época o modelo atômico mais aceito era o de Rutherford-Bohr: os prótons e nêutrons ocupavam uma região diminuta, central; os elétros moviam-se ao redor do núcleo em órbitas definidas. Hoje não se admite a idéia de órbitas definidas para os elétrons. Os cientistas propõem a existência de camadas compostas de orbitais com formas de cascas esféricas, mas os elétros não percorrem os orbitais como um planeta segue a sua órbita. Os orbitais são apenas regiões do átomo onde a probabilidade de encontrar elétrons é maior.

atomo_bo.gif

Para facilitar o estudo do átomo, vamos adotar um modelo simplificado, sabendo que o átomo é constituído de um núcleo central – onde se encontram os prótons e os nêutrons -, em torno do qual, externamente, se movimentam os elétrons.

(fonte: Daniel Cruz – Ciências e Educação Ambiental)

Curiosidade sobre a dimensão do átomo:

Se fosse possível enfileirar átomos ao longo de uma régua de 10cm, conseguiríamos colocar ali 1 bilhão de átomos.   (Maiztegui, Albert P. e Sabato, Jorge A. Física )