Características dos átomos

Olá alunos, 

Pode parecer que os átomos e toda a estrutura atômica é algo distante de nós mas, isso não é verdade, todos os materias que estão a nossa volta e até mesmo o nosso corpo é constituído dessas partículas minúsculas. É bom saber, aprender e conhecer melhor algumas particularidades que permitem reunir certos átomos em grupos. Antes, porém, precisamos saber o que são elementos químicos e como eles podem ser representados.

Elemento químico

Já sabemos que o número atômico (Z) corresponde a quantidade de prótons existentes no núcleo de um átomo. Esse número é definido e invariável para cada átomo. Dessa forma, um átomo é conhecido pelo seu número atômico.Vamos considerar agora os seguintes grupos de átomos, sabendo que C simboliza o carbono, Ag simboliza a prata e U, o urânio.

repqim2.jpg 

Observando as notações acima, podemos constatar que em cada grupo os átomos apresentam o mesmo número atômico. Cada um desses grupos recebe o nome de elemento químico.

Elemento químico é o conjunto de átomos que têm o mesmo número atômico (Z).

Exemplos: o elemento químico carbono (C) é constituído pelos átomos cujo número atômico é 6; o elemento químico prata (Ag) é constiruído pelos átomos cujo némero atômico é 47; o elemento químico urânio (U) é constituído pelos átomos cujo número atômico é 92.

É importante notar que todos os átomos que constituem um elemento químico têm as mesmas propriedades.

As propriedades químicas de um átomo não dependem de seu número de massa (A) mas sim de seu número atômico (Z).

A partir do que foi estudado até aqui, podemos representar a tabela dos grupos de átomos acima, usando uma nova notação:

repquim.jpg

 Desta maneira, podemos representar o átomo de qualquer elemento químico assim:       repquim1.jpg

sendo X o símbolo do elemento químico, A a massa e Z o número atômico.

Representaçaõ dos elementos químicos

Como você deve ter percebido, os símbolos que representam os elementos químicos são letras do nosso alfabeto. Por exemplo, o oxigênio é representado pelo O, o carbono pelo C e o hidroênio pelo H.

A indicação dos elementos químicos por meio de símbolos facilita o estudo. Você perceberá melhor a facilidade que isso traz, quando for estudar as ligações e reações químicas.

Veja esse link

Símbolos dos elementos químicos

Como já foi dito, os átomos dos elementos químicos são representados por símbolos, os quais são constituídos pela letra inicial maiúscula.

Quando os nome de dois ou mais elementos começa com a mesma letra, o símbolo de um deles é a inicial maiúscula do nome do elemento, e o símbolo dos outros é representado por duas letras, sendo a segunda minúscula e tirada também do nome do elemento químico. Esse procedimento tem a finalidade de evitar confusões. Por exemplo, os símbolos do carbono, cloro e cálcio são, respectivamente, C, Cl, Ca.

É importante lembrar que os símbolos dos elementos químicos devem ser escritos em letra de forma, conforme está representado acima. Em alguns casos você vai notar que o símbolo nada tem a ver com a inicial do nome do elemento. Por exemplo, o símbolo do enxofre é S e o do potássio é K. Isso ocorre porque, em geral, os símbolos dos elementos químicos são tirados de seu nome latino, e nem sempre as palavras em latim têm semelhança com o nome que os elementos recebem em português. Assim, os símbolo do enxofre é S, pois em latim seu nome é sulfur, o do potássio K porque seu nome latino é kalium.                               

 (Fonte: Daniel Cruz – Ciências & Educação Ambiental – Ed. Ática)

Agora saiba um pouco mais sobre esta curiosidade. Link aqui.

Que tal, gostaram?

Então, divirta-se um pouco.  Clique aqui para jogar.

Bj.

Profª Ester


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: